terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Definição de um ótimo emprego

Antes de mais nada, posso afirmar que não existe o “emprego perfeito”, mas sim, aquele mais adequado ou “ótimo” para você. Algumas pessoas consideram que o ótimo emprego é aquele que proporciona os maiores ganhos financeiros ou materiais, status, poder, exposição ou crescimento profissional. Nada poderia ser mais longe da verdade.
Um ótimo emprego na minha definição inclui todos ou a maioria dos seguintes pontos: 
- Aquele que utiliza suas verdadeiras competências.
- Aquele que possibilita sua evolução, aprendizado e crescimento como um todo
- Aquele que realiza a pessoa profissionalmente e que a aproxime cada vez mais da sua vocação (que vem do latim “vocare” que significa chamado ou voz interna).
- Aquele que eleva sua auto-estima, sentimentos ou sensações positivas de bem-estar e equilíbrio.
- Aquele onde o ambiente de trabalho admite também a livre expressão das suas características e talento.
- Aquele onde a compensação, como salários, benefícios e outras formas de reconhecimento, é baseada em meritocracia, senso de justiça e transparência.
- Aquele onde o “job content” ou descrição do trabalho combina com as suas características, aptidões, dons e talentos.
- Aquele onde a cultura seja adequada e compatível com os seus valores, crenças e identidade social.
- Aquele onde você tenha química com o seu chefe ou pelo menos identificação ou compatibilidade de personalidades, mas principalmente o respeito mútuo.
- Aquele onde a felicidade ajuda a trazer resultados, ao invés do resultado trazer a felicidade.
- Aquele aonde você vai todos os dias com o seu corpo, mente e alma.
Se você for procurar emprego em atividades e áreas que mais lhe motivam, certamente sua chance de sucesso será bem maior.
Os fatores motivadores podem ser divididos em dois:
- Fatores Extrínsecos: dinheiro, fama, carreira, benefícios da posição, poder, desafios, ser aceito, diversão, prestigio, reconhecimento, competência técnica, família, amizade, lazer, etc. e
- Fatores Intrínsecos: reconhecimento, segurança, equilíbrio trabalho x familia, saúde, religiosidade, significado, viver a verdade, vocação, paz de espírito, causa nobre, liberdade, missão de vida, etc.
Quais são os seus fatores de motivação? Descobri-los vai te ajudar a aproximar-se do ótimo emprego.
Há também testes que poderão dar-lhe dicas destes fatores ou um perfil da sua personalidade, tais como: MBTI – Myers-Briggs Type Indicator, Avaliação Kersey, Eneagramas, testes vocacionais etc.

Por Robert Wong (autor dos livros “O Sucesso Está no Equilíbrio” e “Super Dicas para Conquistar um Ótimo Emprego” e um dos palestrantes mais inspiradores e requisitados do mercado)

Nenhum comentário: