domingo, 8 de agosto de 2010

O quanto a sua Saúde afeta a sua Produtividade

Quando você pensa em adiar compromissos em função das suas urgências, a primeira coisa que sai da lista são seus compromissos pessoais. Principalmente os relacionados à saúde, não é verdade?
Temos uma mania insistente de Descrição: healthcarepriorizar terceiros e deixar de lado nossa própria vida. Só que isso acaba tendo um preço alto, eu aprendi na pele o seguinte: se você não tem tempo para seu corpo, ele até é paciente, mas uma hora ele se cansa e te obriga a ter tempo para ele, te colocando de cama ou algo pior.
No dicionário da saúde existem duas palavras que definem essa situação. A primeira é o Absenteísmo, que significa que você não pode ir trabalhar devido a alguma condição de saúde.
A segunda é o Presenteísmo, que significa que você vai trabalhar com algum problema de saúde crônico como dores de cabeça, dores lombares, etc.
Medir o absenteísmo é fácil para as empresas, basicamente é só ver a quantidade de faltas devido a problemas de saúde. Já o Presenteísmo é bem complicado, tem que ter uma equipe de saúde atenta na empresa para ter algum tipo de indicador.
Independente do que você esteja passando, é preciso entender que se você não priorizar sua saúde, sua produtividade pode cair drasticamente. Esse ano eu comecei a ter um leve enjôo no final do dia, achei que era alimentação, achei que era algum grau que voltou na vista devido à cirurgia que fiz no passado, enfim, no começo achei que era frescura. Só que meu nível de execução reduziu em uns 30%, quase 3 horas por dia.
Até que chegou o ponto deu parar o Taekwondo e todo dia depois das 15h30 eu praticamente não consegui fazer mais nada de tanto enjôo. Eu já estava indo atrás desde os primeiros sintomas e descobri que era simplesmente uma labirintite. Com um remedinho todo dia eu não sinto mais nada e voltei a ser gente.
A minha amiga Bia Kunze (Garota Sem Fio), passou por uma situação de saúde similar: “tive uma doença auto-imune que me derrubou (artrite psoriasica), fiquei internada por 11 dias no começo do ano, voltei 2x depois pro hospital… fiquei de cama na casa dos meus pais um mês e depois, mais 2 meses de cadeira de rodas. ainda estou fazendo fisioterapia, mas já estou andando bem, recuperei minha autonomia nas tarefas diárias.”
Ela já está de volta e agora confirmadíssima como colunista do Você com Mais Tempo sobre mobilidade.
De que adianta ter todo seu tempo a disposição se você não tem saúde para aproveitar? Não tem o que fazer a não ser priorizar o importante: VOCÊ e nunca mais se esqueça disso.
  • Que tal agendar um check-up geral na sua vida?
  • Que tal começar algum tipo de esporte? Nem que seja caminhar na esquina todos os dias com sua família, com seu cachorro ou com seus pensamentos?
Lembre-se: tempo não serve de nada sem saúde. Você precisa ter tempo para ter saúde e saúde para usar seu tempo! Por isso cuide de você enquanto é importante, pois quando virar urgente o prejuízo é grande.

Por: Christian Barbosa

Nenhum comentário: