terça-feira, 25 de maio de 2010

ESCASSEZ DE TALENTOS NO BRASIL ESTÁ ENTRE AS MAIORES DO MUNDO

Estudo realizado pela Manpower coloca o país em segundo lugar no ranking mundial de incompatibilidade entre perfil demandado e qualificação

Técnicos em produção, operações, engenharia e manutenção, principalmente os de nível médio, são os cargos com maior escassez de talentos

Dos quase mil entrevistados, 64% apontou dificuldades em contratar; no mundo todo, o índice foi de 31%

O Brasil é um dos países em que empregadores mais encontram dificuldades na hora de contratar. É isso que revela uma pesquisa sobre escassez de talentos realizada pela Manpower, líder mundial em recursos humanos, que consultou 35 mil empresas de 36 países. No Brasil, 64% dos quase mil entrevistados apontaram que faltam profissionais adequados para preencherem as vagas disponíveis - o segundo maior índice, somente atrás do Japão, com 76%. No mundo todo, 31% dos pesquisados disseram ter problemas para contratar por falta de mão-de-obra apropriada, um ponto percentual acima do resultado de 2009.

A pesquisa também elaborou um ranking das profissões com maior incompatibilidade entre a qualificação disponível e o perfil demandado. No Brasil, onde a pesquisa está sendo realizada pela primeira vez, os técnicos em produção, operações, engenharia e manutenção, principalmente os de nível médio, foram os mais citados, seguidos pelos trabalhadores de ofícios manuais e pelos operadores de produção (ver quadro abaixo). "O principal problema não é o número de candidatos, mas a incompatibilidade de talentos. Não há pessoas habilitadas para realizar as tarefas demandadas", afirma Pedro Guimarães, diretor comercial da Manpower no Brasil.

Segundo Guimarães, os empregadores têm exigido, além da capacidade de realizar o trabalho para o qual foram contratados, que os empregados possuam outras qualidades que agreguem valor à organização. "Isso se deve ao período atual de recuperação da economia mundial, em que empresas buscam fazer mais com menos tanto financeiramente quanto com sua mão-de-obra", diz. "Nesse cenário, os candidatos vão ter que desenvolver melhor suas habilidades e características profissionais se quiserem permanecer relevantes no mercado", afirma.

"O quadro atual apresenta desafios tanto para empregadores quanto para candidatos", atesta Guimarães. Para ele, isso demonstra que as empresas devem fazer uma busca mais ampla para preencher as vagas abertas, em nichos antes inexplorados. "Dessa maneira, as companhias podem atrair candidatos que, se não são exatamente aquilo que procuram, possuem potencial para serem treinados", diz. "Desse ponto de vista, interessa menos a habilidade técnica e mais a capacidade e motivação para aprender", finaliza.


Os dez cargos com maior escassez de talentos no Brasil

1
Técnicos (produção, operações, engenharia e manutenção)

2
Trabalhadores de ofício manual (eletricistas, carpinteiros, etc.)

3
Operadores de Produção

4
Secretárias e Assistentes Administrativos

5
Operários

6
Engenheiros

7
Motoristas

8
Contadores e profissionais de finanças

9
Profissionais de TI

10
Representantes de Vendas


A pesquisa completa se encontra no site www.manpower.com/ResearchCenter.

Nenhum comentário: