quarta-feira, 1 de agosto de 2012

As gafes mais comuns nos primeiros dias de trabalho








  
O primeiro passo é conquistar uma nova oportunidade de emprego. Após a aprovação no processo seletivo, o desafio do recém-chegado é se adaptar à nova empresa e causar uma boa impressão aos colegas. Confira as gafes mais frequentes cometidas nos primeiros dias de trabalho e saiba como evitá-las:


1. Ansiedade
Grande vilã dos novatos. Falar demais com o objetivo de se entrosar logo em algum grupo da empresa é um erro comum e pode colocar em risco a nova etapa da carreira do novato. O mesmo vale para comentários sobre a vida pessoal. Ninguém deve chegar falando de seus problemas familiares ou questões íntimas.


2. Reclamar
É um tiro no pé. Manter uma atitude positiva e mostrar jogo de cintura para lidar com as adversidades no ambiente profissional é essencial. Falar mal da ex-empresa ou ex-chefe também é um péssimo cartão de visitas, por ser antiético e poder mostrar que o recém-chegado tem problemas de relacionamento.


3. Atraso
Pecar na pontualidade é um dos deslizes clássicos e um dos mais prejudiciais à imagem do novato. A partir de cinco minutos, o atraso já começa a ser notado. O recém-chegado deve ter comprometimento com a nova etapa da carreira, chegando na hora ou até mesmo um pouco antes, assim não será taxado de folgado pelos colegas e vai, sem dúvida, causar uma boa impressão.


4. Lanchinhos exagerados
Barulho de embalagens, sujeira na mesa ou teclado engordurado incomodam. Evite a fama de porcalhão logo de cara. Obviamente, uma bolachinha ou outra estão liberadas, mas devorar um hambúrguer vidrado no computador causa uma péssima impressão.


5. Visual
Trajes informais ou muito produzidos acendem a luz vermelha. Para mulheres, a regra é caprichar no visual, mas evite colares e brincos que chamem muita atenção, assim como maquiagens em excesso e perfumes fortes, eles não causam uma boa impressão. Para homens, ternos desalinhados e colarinho amassado indicam desleixo. O mundo dos negócios exige uma apresentação adequada.


6. Arrogância
Presunção é um pecado mortal do mundo corporativo. Quem chega para exercer um cargo de chefia deve registrar o funcionamento da empresa e dos processos de trabalho antes de fazer qualquer tipo de modificações, por mais que sejam necessárias. A dica pra entrar com o pé direito é observar antes de agir e manter sempre a humil
dade.

Nenhum comentário: