domingo, 29 de maio de 2011

7 erros clássicos na hora de fazer um cartão de visitas Para não cometer uma gafe na hora de se apresentar profissionalmente, confira quais os escorregões mais comuns ao elaborar um cartão de visitas

São Paulo - Reza a lenda que, no início do Facebook, Mark Zuckeberg tinha que quebrar a cabeça antes de  entregar seu cartão de visitas. Ele mantinha dois modelos: um convencional e outro com a sentença “Eu sou o CEO, idiota” (em uma tradução eufemista).
Mas você não precisa ser Zuckeberg, nem ter um cartão de visitas com um tom tão, digamos, agressivo, para escorregar no inocente ato de entregar um cartão de apresentação. Por isso, confira quais são as gafes mais clássicas e sutis na hora de elaborar essa ferramenta de trabalho.
1. Pseudo currículo
Calma. Antes de compilar todas as informações sobre o seu trabalho, lembre-se de que o cartão de visitas não tem a função de currículo – muito menos de propaganda de você. 
Regra de ouro: seja absurdamente objetivo e não ceda à tentação de ir além dos dados profissionais. Se, realmente, houver necessidade de outras informações, use a parte de trás do cartão.
2. Ir de papel sulfite
Ou outro tipo de papel extremamente frágil. Prefira materiais com textura ou algum peso. Você não vai querer que o “documento” de apresentação do seu trabalho acabe no lixo por motivos estruturais, certo?
3. Usar a fonte Symbol do Word
Ok. Você não precisa ir tão além e imprimir seu cartão de visitas apenas com símbolos, mas cuidado para não “inovar” demasiadamente na hora de escolher a fonte. Por mais descolada que seja sua área de atuação, não vale misturar diferentes tipos de fonte ou tamanhos. Se pintar dúvida, opte pelo clássico.
4. Letras miúdas
O novo contato profissional precisou espremer as pálpebras para ler seu cartão? Sinal vermelhíssimo. Escolha um tamanho de fonte adequada para que pessoas de qualquer idade – ou problema de visão – consiga compreender o que está escrito ali.
5. Um carnaval de cores
Tudo bem que todo mundo adoraria impressionar com seu cartão de visitas. Mas não ceda à tentação de exagerar nas cores. Escolha, no máximo, três cores diferentes para compor sua marca pessoal.
6. Confusão visual
Cuidado para não combinar imagens que não tem qualquer relação com sua área de atuação. Por exemplo, se você trabalha no ramo de tecnologia, não vale ilustrá-lo com flores. Lembre-se: as ilustrações devem ser a síntese do tipo de trabalho que você faz.
7. Assassinatos do português
Erros de gramática ou digitação não combinam com uma ferramenta que se propõe a, de certa forma, vender uma ideia do seu trabalho. Atenção redobrada na hora de revisá-lo.
Talita Abrantes, de


Supervisor de RH


Experiência com supervisão das atividades de treinamento, desenvolvimento, recrutamento, serviços de medicina e segurança, programas de qualidade ( ISO )
Salário: acima de R$ 3.014,00 mais beneficios da empresa
Currículos para cfonseca@taskmail.com.br – Assunto supervisor de Rh

sexta-feira, 27 de maio de 2011

Aparência pode decidir contratação?

A aparência pode contar pontos não apenas no momento de conseguir um emprego, mas também na hora da definição do salário. A polêmica afirmação foi resultado de uma pesquisa realizada recentemente pela Universidade de Yale, em Conneticut, nos Estados Unidos. O estudo mostrou que, entre os entrevistados, os considerados menos ‘atraentes’ ganhavam em média 10% a menos em comparação com os de melhor aparência.
Ao analisar esse estudo, fica difícil aceitar que ele se aplica em sua totalidade à realidade brasileira, principalmente ao afirmar que a beleza garante não só uma vaga como um salário maior. Isso se aplica, obviamente, às empresas cujo negócio é a “boa aparência” – moda, estética, publicidade, eventos.

Mas, se  não podemos afirmar que a pesquisa se aplica ao Brasil, tampouco pode-se afirmar o contrário. A dimensão estética é um importante valor em todas as culturas. Diante do belo, das belas formas, do gracioso, jovial, suave, agradável e harmonioso cria-se uma atmosfera de boa vontade e empatia. Os recrutadores não são super-homens ou super-mulheres imunes às emoções que a presença do belo suscita. Mas os bem preparados são capazes de manter a objetividade e escolher um candidato avaliando  as competências, as habilidades e as atitudes necessárias ao trabalho que irá realizar.

O belo, quando é mera aparência, sem essência, muito depressa é desmascarado. Uma recepcionista atenta é de grande ajuda para o recrutador. Ela observa o comportamento do candidato a emprego enquanto ele espera ser chamado para a entrevista e poderá traçar um perfil só com as respostas a essas perguntinhas bem básicas: como se apresentou à recepção? Chegou no horário? Estava tranqüilo? Esbaforido? Foi educado e gentil? Cumprimentou outras pessoas presentes? Sentou-se e portou-se sobriamente? Apanhou uma revista para ler? Qual revista? Abriu o próprio computador? Falou ao celular discretamente? Pareceu impaciente? Transpirava? Tomava café ou água demais?
Além disso, hoje há câmeras por todos os lados. Ficou fácil confrontar a percepção sobre a pessoa.
Conteúdo define a escolha
No fim das contas, as empresas contratam as pessoas afinadas com os seus valores, visão e missão. Nos processos seletivos costumam deixar claro “como são as coisas por aqui”. Ou seja, qual a cultura prevalecente. E essa cultura decorre dos valores que as pessoas compartilham, explicitados, por exemplo, em comportamentos, vestuário e postura no trabalho.
É comum que pessoas se candidatem a empregos em empresas cujas culturas ou “jeito de ser” façam sentido para elas. Algumas buscam empresas por serem “cool”, oferecerem “mimos” como liberdade e informalidade. Outras preferem empresas com estilos de negócio e gestão mais tradicionais. Num caso ou noutro, a aparência das pessoas segue o estilo da empresa e a percepção do belo pode variar.
 
Aparência, essência e sedução

Mesmo que a pesquisa aludida não se aplique à nossa realidade, empresas e candidatos a emprego se esmeram na arte da sedução. Um quer ser atraente para o outro. Quer ser a escolha do outro. Seduzir é fazer crer que se pode propiciar ao outro, melhor do que ninguém, o que ele deseja. O sedutor faz-se encantador, irresistível. Sabe o que pode encantar e oferece - seja “boa aparência”, comportamento ou atitude. Isto não precisa implicar numa deliberada, contínua e penosa “representação”. Se for pura aparência, sem essência, não há como sustentar-se por muito tempo. Ainda que amem o belo, as empresas precisam de resultados. Se for possível ter o melhor dos dois mundos (beleza e resultados), por que não?
Angela Souza (Diretora de Desenvolvimento Humano e Organizacional da empresa Talk Interactive. É bacharel em Filosofia pela UFSC, especialista em Filosofia Política (UFSC) e em Gestão Estratégica de Negócios (FGV/RJ). É também mestre em Gestão Estratégica (UDESC/ESAG))

HSM Online

quinta-feira, 26 de maio de 2011

Vagas para RH

Analista de RH 
Formação Completa em Psicologia;
Experiência com Recrutamento e Seleção; 
Conhecimentos de Testes Psicológicos e Elaboração de Laudos; Que tenha Trabalhado em Empresas de Consultoria de RH; Bons Conhecimento de Informática; 
Salário Fixo + Variável + VT + VR + + Plano Saúde (Unimed) + Seguro de Vida 
Interessados enviar currículo para o e-mail abaixo, com pretensão salarial: impacto@impactorecursoshumanos.com.br


Analista de Remuneração e Benefícios Pleno / Sênior
Para empresa de grande porte (Mendes Júnior)
Sólida experiência na função, com pleno domínio das seguintes atividades:
Implantação e manutenção de Cargos e Salários
Remuneração fixa e variável
Benefícios
Orçamentos de mão-de-obra: encargos, impostos ( desejável)
Interessados devem encaminhar currículo para recrutamento@acaogerencial.com.br (Indicação OportuniadesBH)
Colocar no campo assunto: Remuneração
Imprescindível informar pretensão salarial.



Analista de RH
1 VAGA
Atuar em empresa de grande porte, pestadora de serviços na área de engenharia de concreto.
Atividades exercidas: Controlar a abertura de vagas nível nacional, em planilhas de excel. Auxiliar os responsáveis de cada unidade a divulgar as vagas para o recrutamento e seleção. Quando o profissional for admitido na empresa controlar o período probatório (45 dias e 89 dias) antes da admissão diminuindo o tournover.
Conhecimentos exigídos: conhecimentos e experiências nos subsistemas de recursos humanos. Bons conhecimentos em planilhas de excel.
Horário de trabalho: segunda a sexta 08:00 as 18:00
Salário: R$ 3000,00 VT + VR
Local de trabalho: Bairro Engenheiro Nogueiro.
Escolaridade: Superior completo em administração ou técnologo em gestão de recursos humanos.
Interessados encaminhar currículo para curriculos@quorumrh.com.br citando a vaga: Analista de RH 



Analista de Recursos Humanos Júnior
Descrição: Emprego-Psicologia Formado. Atuar com recrutamento e seleção de pessoas em varios níveis hierarquicos.
Benefícios: Vale alimentação, assistência médica e vale transporte.
Local de Trabalho: Centro de BH
Salário:
R$ 1.500,00
Qtde. de Vagas: 1
Características do Candidato
Sexo: Ambos Idade: entre 22 e 35 anos.
Estado civil: Indiferente
Horário de Trabalho
Segunda a Sexta das 08:00 as 18:00 horas.
Ação Assessoria de Cobrança Ltda
AV. AFONSO PENA, 578 22° ANDAR CENTRO - Belo Horizonte - MG - 30130001
E-mail: rh@acaoassessoria.com.br
Obs.: Interessados encaminhar curriculo via e-mail.
Contato: Luciana Aguilar



Assistente RH
Descrição:
Emprego-Psicologia QQ período. Atuar com recrutamento e seleção e avaliação psicológica.
Benefícios: Alimentação R$ 10,00, vale transporte, após 3° mes cartão alimentação 130,00.
Local de Trabalho: Contagem MG
Salário:
A combinar
Qtde. de Vagas: 1
Características do Candidato
Sexo: Feminino Idade: entre 20 e 35 anos.
Estado civil: Indiferente
Horário de Trabalho
Segunda a sexta, das 08:00 as 18:00
Espaço Recursos Humanos Ltda
Rua Inglaterra, 856 Gloria - Contagem - MG - 32340130
E-mail: recrutamento1@espacoservicos.com.br
Obs.: Enviar curriculo via e-mail.
Contato: Fabiana Alves






Assistente de RH

Assistente de RH.
Descrição:
Emprego-Psicologia. 9º e 10º perído. Atuar com recrutamento e seleção, treinamento, benefícios, eventos e rotinas administrativas relacionadas a área.
Benefícios: Assistência médica, assistência odontológica, Ticket refeição, bolsa de estudos, investimento em treinamentos, seguro de vida, vale transporte, PLR e convênios com escolas de idiomas.
Local de Trabalho: Belo Horizonte.
Salário:
A combinar
Qtde. de Vagas: 1
Características do Candidato
Sexo: Ambos Idade: Sem restrições
Estado civil: Indiferente
Horário de Trabalho
Flexível ( 44 h semanais)
Formação Extracurricular
Informática: WINDOWS - avançado (desejável)
DIGICADD COMPUTAÇAO GRÁFICA LTDA
Rua Paraíba, 476 3° andar Funcionários - Belo Horizonte - MG - 30130140
E-mail: bancodetalentos@digicade.com.br
Obs.: Enviar currículo via e-mail com pretensão salarial.
Contato: Samira Paiva

sábado, 14 de maio de 2011

Vagas para RH

Coordenador de RH
Descrição:
Emprego-Gestão de RH/Psicologia Formado. Atividades inerentes á função, Recrutamento e Seleção, Aplicação de Testes, Cargos e Salario, desejavel experiência em Departamento Pessoal.
Benefícios: Plano de saúde e seguro de vida.
Local de Trabalho: Itabirito
Salário: A combinar
Qtde. de Vagas: 1
Características do Candidato
Sexo: Ambos Idade: Sem restrições
Estado civil: Indiferente
ACER ENGENHARIA E EMPREENDIMENTOS LTDA
RUA JOAO PINHEIRO, 984 SANTA EFIGENIA - Itabirito - MG - 35450000
E-mail: pessoal@acerengenharia.com.br
Obs.: Enviar curriculo via e-mail.
Contato: ANA PAULA
Horário de Trabalho: Segunda à Quinta, das 08:00 às 18:00 e Sexta das 08:00´às 17:00.
Formação Extracurricular
Informática: OFFICE - intermediário (obrigatório)

Auxiliar de Recursos Humanos
Descrição: Emprego-Psicologia a partir do 8º período. Atuar com rotinas de recrutamento e seleção; planejamento, acompanhamento e realização de treinamentos de integração, técnicos e comportamentais; aplicação e realização de avaliações de desempenho e etc.
Benefícios: Vale transporte, vale alimentação/refeição, assistência médica e odontológica.
Local de Trabalho: Vila da Serra
Salário: R$ 1.224,15
Qtde. de Vagas: 1
Características do Candidato
Sexo: Ambos Idade: Sem restrições
Estado civil: Indiferente
Horário de Trabalho
Segunda à Sexta, das 08:00 às 18:00
CAMPELLO INOVAÇÃO E TECNOLOGIA LTDA
RUA DA PAISAGEM, 220 SALA 301 Vila da Serra - Belo Horizonte - MG - 34000000
E-mail: rh@campello.com.br
Obs.: Interessados devem encaminhar currículo por e-mail.
Contato: Raquel Nazareth 

domingo, 8 de maio de 2011

Cinco características dos melhores chefes

Robert Sutton distingue os bons dos maus chefes, destacando sua capacidade de se relacionar com as pessoas que lideram e de tomar decisões sábias. Essas competências se agrupam em cinco atributos. Confira quais são eles.
A rede de moda masculina Men’s Wearhouse demitiu um de seus melhores vendedores. Por isso, o faturamento da unidade em que trabalhava aumentou –sim, cresceu– 30%. O motivo? Segundo Robert Sutton, especialista em gestão por evidências, esse vendedor representava uma maçã podre, e a capacidade de distinguir presenças danosas assim das verdadeiras estrelas é uma das características do bom chefe.

O problema como o da maçã podre da Men’s Wearhouse é muito frequente. Pela filosofia da loja, os vendedores devem ajudar uns aos outros a atender os clientes, mas o comportamento daquele único vendedor impedia a colaboração na equipe.

Apesar de ser o melhor da região de Seattle, o funcionário era acusado, por seus colegas, de roubar as vendas deles. Daí porque, ao ser restaurado esse espírito colaborativo, as vendas apresentaram tamanho incremento.

Um vendedor campeão como esse poderia, por alguns, ser considerado uma estrela. Mas estrelas, segundo o professor, são aqueles que têm capacidade para ajudar toda a organização a ter sucesso.
Citando pesquisa conduzida pelo Dr. Will Felps, que estudou o efeito de membros ruins dentro de grupos, Sutton destacou que as maçãs podres -por Felps definidas como “parasitas”, “pessimistas” ou “babacas”– reduzem o desempenho de uma equipe em 30% a 40%, quando comparadas aos grupos que não têm elementos com essas características.

“Se você tem alguém assim na equipe, tem de lidar com isso antes de estimular as demais pessoas a fazerem coisas positivas. As maçãs podres causam muitos problemas, porque se dedica tempo demais para lidar com elas, e as pessoas acabam se distraindo de buscar resultados”, explica o palestrante. Segundo ele, há dois modos de lidar com pessoas problemáticas assim: tentar mudá-las ou demiti-las.

Assertivo, protetor e eficaz

Além de saber distinguir maçãs podres de estrelas, o bom líder também é assertivo à perfeição, protetor de sua equipe, capaz de formar equipes pequenas e estáveis.

Por “assertivo à perfeição”, Sutton não quer dizer muito assertivo, mas assertivo o suficiente, equilíbrio que se conquista quando o líder está em sintonia com cada membro da equipe.

De acordo com ele, os chefes mais eficazes estão numa zona intermediária. O ideal é saber quando forçar as pessoas, quando avaliar e quando criticar, além de compreender que há indivíduos que exigem supervisão próxima e outros que trabalham melhor sozinhos. “Às vezes, a melhor gestão é nenhuma gestão”, alertou.

O palestrante recordou que quando William Coyne havia acabado de deixar a posição de CEO da 3M, contou que grande parte de seu trabalho era manter o pessoal de criação distante dos executivos, pois eles perguntavam e avaliavam muito.

Os melhores chefes também protegem seu pessoal de ofensas, intromissões, distrações, indignidades e todo tipo de idiotices. “Grandes chefes ignoram e desafiam as idiotices vindas de cima inclusive”, ressaltou.

Ele revelou que, em sua pesquisa de doutorado, identificou que, nos fechamentos bem-sucedidos de agências bancárias de um grande banco, os gerentes afirmavam ter ignorado toda a gama de procedimentos prescritos pela matriz.

“Os demais, que tentaram seguir de perto os procedimentos, acabaram frustrados e abatidos, com baixa retenção de clientes. Mas, quando mostrei as evidências ao banco, não me quiseram mais por perto”.

Um dos conselhos de Sutton é: “Tente se concentrar na menor equipe para realizar um trabalho. Mais pessoas não necessariamente levam a mais eficiência”. Segundo pesquisas, equipes compostas por quatro a seis membros têm máximo desempenho em tarefas ditas “intelectuais”.

Em relação à importância da estabilidade da equipe, o professor citou uma estatística forte: segundo o National Transportation Safety Board (agência norte-americana que investiga acidentes nos transportes em geral), 73% dos incidentes de voo ocorrem no primeiro dia que pilotos trabalham juntos e 44% ocorrem em seu primeiro voo. Praticar juntos é, portanto, muito importante.

Chefes sábios

Finalmente, o quinto atributo de um bom chefe é a sabedoria, e ela é manifestada de diversas maneiras. Talvez comece pela consciência que o líder deve ter sobre suas forças e limitações. Ele deve ser humilde, mas vale saber convencer de que se está no controle. É preciso saber ouvir, em vez de fingir ouvir os funcionários. Além disso, discernir o que é comentário sincero do que é bajulação também é crucial.

Na visão de Sutton, os chefes recebem elogios falsos o dia inteiro, porque os bajuladores são incentivados a agir assim, de alguma maneira, pelo próprio chefe. “Ninguém quer dar notícia ruim para o chefe. Quando a notícia chega à diretoria, muitos já mentiram, e ela está bem melhorada”, constata. Esse é o efeito-mordaça: as pessoas não dão más notícias aos chefes, porque acabam sofrendo as consequências.

O palestrante recorda o dramático caso da explosão do ônibus espacial Challenger. Foi perguntado à equipe qual era a probabilidade de o motor principal da aeronave apresentar problemas. Os engenheiros estimaram que a probabilidade era de uma em 200, mas os altos executivos estimaram que era apenas uma em 100 mil.

Outra característica dos líderes eficazes é que eles permitem que haja conflitos saudáveis entre a equipe, sem que resultem em grandes brigas. Para ressaltar a importância da diversidade de pontos de vista, Sutton cita William Wrigley Jr., empresário do setor de gomas de mascar: “Nos negócios, quando duas pessoas sempre concordam, uma delas é desnecessária”.

Por fim, um teste fundamental: como as pessoas se sentem depois de falar com o chefe? Elas têm mais ou menos energia? Chefes maus sugam energia de sua equipe.

Portal HSM
25/04/2011

terça-feira, 3 de maio de 2011

Vagas para RH

ANALISTA DE RECRUTAMENTO E SELEÇÃO
Atuar com seleção de profissionais para área de TI/ SAP.
Necessário experiência comprovada no mercado de TI de MG.
Desejável conhecimento do mercado SAP.
Salário á combinar.
Interessados, deverão enviar currículo com pretensão salarial para rh@cabtec.com.br

Coordenador de RH
* Formação Superior Completa;
* Imprescindível Pós-graduação na área;
* Experiência como Líder de Pessoas;
* Possuir experiência em atividades generalistas de RH (R&S, Treinamento, Desenvolvimento, Remuneração, Cargos, Benefícios, Responsabilidade Social, Saúde e Segurança)
* Experiência como responsável em implantação de novos programas/projetos;
* Gestão de parceiros/consultorias de R&S, Treinamento, Benefícios;
* Necessário Inglês avançado;
* Disponibilidade para viagens.  
Currículos devem ser cadastrados no site: https://www.vagas.com.br/PagVagaEmprDeLista.asp