domingo, 28 de novembro de 2010

Os dez mandamentos para fazer uma mudança de emprego

Muitos executivos e profissionais desejam fazer uma mudança do seu atual emprego por diversas razões, tais como:
• Insatisfação salarial, incompatibilidade com o chefe, com o trabalho em si, com o ambiente ou
• Falta de perspectiva de crescimento ou
• Desequilíbrio das vidas pessoal e profissional, social, familiar ou
• Incompatibilidade do emprego com sua vocação ou qualificações ou
• Infelicidade, ou melhor, falta daquela “paixão” que o faz pular da cama toda manhã.
Para ajudá-lo na procura de um novo emprego, ofereço as seguintes dicas ou ponderações para que você possa contemplar o “o que”, “o porquê”, e o “o como” antes de mergulhar-se nesta empreitada. Chamei estes pontos de “Os dez mandamentos por conveniência”:
Os dez mandamentos
1. Procure saber o porquê e para quê você quer mudar, mas tendo em mente sempre o desenvolvimento do seu verdadeiro potencial.
2. Paute sua mudança em cima de uma sólida base de autoconhecimento, levando em conta seus pontos fortes, pontos fracos, o que você gosta e não gosta.
3. Ouça a opinião e a voz dos especialistas do mercado e dos seus confidentes, mas também, e principalmente, a sua voz interior, da sua intuição, da sabedoria, da sua consciência, da sua alma.
4. Analise criteriosamente como a mudança afetará suas situações: profissional, pessoal, financeira, social e de sua família.
5. Trabalhe em cima da sua empregabilidade de forma pró-ativa e não reativa, ou seja, mostrando ao mercado o que você tem de melhor para oferecer, ao invés de reagir ao que o mercado tem de melhor para lhe oferecer.
6. Faça um cuidadoso planejamento, com uma criteriosa avaliação dos seus recursos financeiros, pessoais e materiais.
7. Estabeleça seu objetivo final definindo, qualitativamente e quantitativamente, o que você quer e o prazo para consegui-lo.
8. Passe da Intenção para a Decisão. Transforme isto em Ação e, em face a eventuais fracassos, insucessos ou decepções, dê Sustentação ao seu projeto e não desista facilmente dos seus sonhos (Dica do I.D.A.S).
9. Por melhor que tenha sido seu planejamento estratégico, avalie outras possíveis alternativas e mantenha um plano alternativo ou “contingency plan” na manga.
10. A todo o momento, lembre-se de manter o equilíbrio, autocontrole, auto-estima e esperança, preservando sua saúde física, mental e espiritual. Ou, senão, de nada valerá todo esse esforço!
Como se vê, estes dez mandamentos são todos positivos e, portanto, vá em frente, que atrás vem gente!

Robert Wong (Autor dos livros “O Sucesso Está no Equilíbrio” e “Super Dicas para Conquistar um Ótimo Emprego” e um dos palestrantes mais inspiradores e requisitados do mercado)
HSM Online

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Vagas para RH

Coordenadora de Recursos Humanos
Formação superior completa em Psicologia
Sólida experiência com processos de Recrutamento e Seleção.
Disponibilidade para atuar em Agência.
Salário: a combinar (enviar cv com pretensão salarial)
Benefícios: VT, VR (R$9,00), Vale-alimentação (R$100,00)
Horário: 8 às 18hs

Interessadas devem encaminhar o currículo com pretensão salarial para recrutamento1@espacoservicos.com.br especificando no assunto Coordenadora de RH.




ANALISTA RH- EXP.COM RECRUTAMENTO E SELEÇÃO, PREFERENCIALMENTE EM MULTINACIONAIS.
INGLES AVANÇADO.
VAGA TEMPORARIA, COM POSSIBILIDADE DE EFETIVAÇÃO.
INICIO IMEDIATO.
OS INTERESADOS NO PERFIL SOLICITADO ENCAMIHAR CURRICULO PARA O EMAIL girlene@metodorh.com.br ; em assunto especificar a função " ANALISTA RH"

sábado, 13 de novembro de 2010

Vagas para RH

Cargo: Supervisor de RH/ DP
Formação: Superior Completo
Área desejada: Administração/Gestão de Recursos Humanos

Experiência demandada: Conhecimento de toda rotina de Departamento Pessoal e bom conhecimento da Legislação Trabalhista. Experiência em Gestão de Pessoas e políticas de RH em geral e sistemas de Certificação de Qualidade Total.
Atividades a serem desempenhadas: Responder pelo planejamento, controle, e melhoria das atividades do Departamento de Recursos Humanos e departamento pessoal tem que Conhecer bem Dep. Pessoal e RH,a fim de contribuir para o aumento da eficácia, da produtividade, dos resultados e da competitividade da empresa dentro de políticas pré-estabelecidas pela Diretoria. Planejar e executar treinamentos, trabalhos de motivação e integração entre colaboradores e empresa, acompanhamento e orientação as equipes de trabalho de forma geral.
Salário: a combinar+ VR e plano de saúde Unimed
Colocar Pretensao Salarial
Interessados enviar currículo para  selecao@erhonline.com.br com o título da vaga discriminado no campo assunto.


Cargo: Coordenador de RH
Sexo: feminino
Idade: até 35 anos
Formação: superior completo em Psicologia
Local de Trabalho:Sagrada Família
Atribuições:Responsável pela área de recrutamento,seleção e treinamento do grupo de 5 lojas
Salário:R$1500,00
Benefícios:Unimed
Dias da Semana e horário de trabalho: segunda a sexta 8 as 18 horas

Interessados deverão encaminhar currículo para: recrutamento@fecomerciomg.org.br no assunto especificar Coordenador de RH

ExpoManagement 2010: Como dar um significado ao trabalho?




David Ulrich, palestrante da HSM ExpoManagement 2010, acredita na criação de um propósito paras as pessoas dentro do ambiente profissional, fazendo uso de sete pontos-chave. Confira quais são eles.

Em meio as preocupações e demandas diárias do ambiente profissional, dificilmente as pessoas se questionam porque efetivamente estão trabalhando. Mais do que uma dúvida sobre a carreira, esta é uma reflexão sobre o ponto de vista gerencial da sua própria vida. Afinal, o que o trabalho representa para você?

Seria simplista demais dizer que se trabalha por dinheiro ou ocupação exclusivamente; utópico demais afirmar que se trata de um hobby. O acadêmico e autor de 15 livros sobre recursos humanos, David Ulrich, lançou recentemente a obra “The why of work” juntamente com sua esposa e psicóloga Wendy Ulrich. Trata-se de uma tentativa de responder a esta questão, desvendando quais aspectos permeiam as relações de trabalho em empresas de sucesso.

De acordo com Ulrich, após pesquisas no mundo dos negócios, identificou-se que as organizações denominadas por ele como abundantes são lugares onde as pessoas encontram um significado para suas vidas e canalizam isso em valor para o mercado como um todo. “Quando as pessoas encontram no trabalho um significado e um propósito não são apenas as pessoas que se sentem melhores, mas as empresas trazem mais resultados, empregados são mais produtivos, clientes identificam maior valor, investidores têm resultados melhores, bem como a comunidade. É uma relação ganha-ganha”, diz o executivo em entrevista ao site Monster.com.

Na prática, em uma empresa não é simples fazer com que as pessoas encontrem um significado para estarem trabalhando. Afinal, cada companhia possui uma cultura diferente. Mas Ulrich resume que existem sete pontos-chave para promover a criação de um propósito, que vai além da definição de visão, missão e valores.


O acadêmico da Universidade de Michigan defende em sua obra que dar um significado ao trabalho vai além da motivação, pois é algo peculiar que está dento de cada pessoa e deve ser explorado individualmente. Sendo assim, os mecanismos motivacionais clássicos como remuneração, apoio ao desenvolvimento profissional, plano de carreira, entre outros são complementares, pois em primeiro plano deve-se buscar este vínculo superior.

A administradora de empresas e diretora da Palavra-Mestra, Alexandra Delfino de Sousa, faz um paralelo entre a defesa de Ulrich e o pensamento do psiquiatra vienense Viktor Frankl (1905-1997), que testou sua teoria como prisioneiro de campos de concentração nazistas. “O médico criou a Logoterapia, que fundamentou na obra Em Busca de Sentido (ed. Vozes). Frankl concorda com o filósofo Friedrich Nietzsche, quando diz que ‘aquele que tem por que viver aguenta qualquer como’. O psicoterapeuta defende que a busca por significado tem mais a ver coma forma como pensamos do que com as circunstâncias em que nos encontramos”, explica Alexandra em artigo para o Portal HSM.

E para você, qual o real significado do seu trabalho?

Fonte: HSM Online

terça-feira, 2 de novembro de 2010

Empresas que reduzirem rotatividade em 10% poderão ter benefício fiscal

SÃO PAULO – A Câmara dos Deputados  avalia um projeto de lei que prevê incentivo fiscal para as empresas que reduzirem a rotatividade de mão de obra.
Segundo a Agência Câmara, entre os benefícios, está a redução de 50% do valor das alíquotas das contribuições sociais destinadas ao Sistema S (Sesi, Sesc, Senai, Senac, Sebrae, etc).
Pela proposta, as empresas beneficiadas serão aquelas que diminuírem a rotatividade anual em pelo menos 10% e as que apresentarem rotatividade menor de 10% da média do setor a que pertencem.
“O estímulo à redução da rotatividade da mão de obra traz muitos benefícios para o estado. A medida que propomos poderá aliviar as pressões previdenciárias, diminuir o saque de recursos do FGTS, alongando assim o perfil dos créditos disponíveis, e também servir para conter as demandas por seguro-desemprego, minorando o já deficitário Fundo de Amparo ao Trabalhador”, explica deputado e autor do projeto, Dr. Talmir (PV-SP).
Tramitação
A proposta, antes de ir a Plenário, será analisada pelas comissões de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio, de Trabalho, de Administração e Serviço Público, de Finanças e Tributação e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Por: Karla Santana Mamona
InfoMoney

Sucessão familiar: passando o bastão

Eva Herz não é apenas o nome do teatro da Livraria Cultura, mas também da fundadora dessa rede que nasceu como serviço de aluguel de livros, instalado na própria residência, e hoje conta com 1.300 funcionários em nove lojas distribuídas pelo Brasil. Seu filho, Pedro, assumiu o negócio em 1969 e hoje compartilha a diretoria com Sérgio e Fábio Herz, suas proles. Apesar de muitos especialistas e companhias apontarem a sucessão como um dos maiores desafios de uma empresa familiar, a Livraria Cultura cresceu vendo Eva, Pedro, Sérgio e Fábio como “pais” rebeldes a essa regra, tratando o tema com muita simplicidade.
“A sucessão é como uma corrida de revezamento: aquele que vem atrás passa o bastão para o da frente e todos têm que dar o máximo de si. Requer bom preparo”, sintetiza Pedro, que, apesar de falar sobre sucessão, garante que a empresa está deixando de ser familiar para ter uma gestão profissional. Mas no caso dele, antes de assumir a empresa de Eva, como se preparou? “Vendo, ouvindo e aprendendo com os erros.” E como preparar os outros? “É possível se capacitar com compromisso.”
Compromisso, aliás, é um valor que Pedro aprendeu com a mãe e tenta imprimir também nos negócios, garantindo ser este um dos principais ingredientes do sucesso da Livraria. É pertinente em todas as ações dentro de uma empresa, independentemente de ser familiar ou não, e ele garante esperar tanto compromisso de seus filhos quanto dos demais funcionários.
 “Herdei e transmiti compromisso. É algo que precisa ser assumido por governantes e empresários”, diz. “Se alguém falta a um compromisso é crime, porque está roubando tempo do outro.”
Pedro também demonstra aversão à separação entre conversas de família e de negócios, afirmando que se precisasse tomar uma decisão importante e estivesse em um almoço de domingo com a família. “Poder conversar não tem horário. Se os colegas de trabalho, parentes ou não, não podem conversar só porque é feriado, não funciona, porque engessa. O profissionalismo não se dá por aí, pela regra, mas sim no comportamento.”
Já a empresa de tecnologia Visual Sistemas Eletrônicos, que em 25 anos de atuação implantou no País cerca de oito mil sistemas de diversos segmentos, segue outra opinião, compatível com o conselho de Eduardo Najjar, especialista em empresas familiares. Durante o HSM ExpoManagement do ano passado, ele defendeu que “ o relacionamento familiar e o da empresa têm de ser separados, sem discussão de negócios durante o almoço dominical.”
 É o caso da Visual. “Fundei a empresa com meu irmão Olegário e sempre entendemos como premissa separar a vida profissional da privada, valorizando um convívio familiar sem interferências com os assuntos da corporação”, conta Joaquim Amorim Pereira, ainda sócio da companhia. Ou seja, nada de “Visual” à mesa aos domingos.
Também ao contrário da Livraria Cultura, a Visual deverá ser mantida na família por muitas gerações. Os filhos dos irmãos-sócios ainda são crianças, mas a empresa já iniciou o projeto de sucessão. “Os maiores desafios são a formatação do projeto e a preparação dos sucessores, mas são tarefas essenciais para o sucesso desta empreitada, por isso antecipamos o processo”, explica Joaquim. “Acreditamos na necessidade de formar os sucessores como gestores, bem como todo o quadro de funcionários pois todos têm participação na durabilidade da empresa. Trabalhamos para implementar essa cultura de forma profissional, por meio de critérios da meritocracia.”
As duas empresas podem divergir em algumas posturas, mas não alteram dois fatores. Um deles é a saúde empresarial. Pedro Herz tem sua razão quando diz que as regras podem engessar, pois cada organização deve encontrar as diretrizes que melhor lhe servir – o que realmente vale é a harmonia. E o outro fator diz respeito à sucessão. Não basta passar o bastão para qualquer um, só porque este está a sua frente, é importante deixar um sucessor bem preparado para perpetuar o sucesso do negócio.

HSM Online

Seu RH tem utilizado a tecnologia?

Consultor fala como ganhar eficiência com as novas tecnologias, principalmente das mídias sociais para contratar e reter talentos
Num mercado competitivo como o que vivemos atualmente, a disputa pelos profissionais que fazem a diferença está cada vez mais acirrada. Isso tem desafiado os departamentos de Recursos Humanos e seus gestores a desenvolver formas criativas para atrair e reter talentos. Nesse contexto, a tecnologia tem se tornado uma importante aliada nos processos de identificação desses profissionais. Como por exemplo, buscar os melhores talentos para a organização, automatizar processos de negócios, gerir competências e desempenho, desenvolver talentos, comunicar e interagir com líderes e colaboradores e dispor informações para a tomada de decisões.
A tecnologia também contribui para que a gestão de pessoas deixe de ser uma responsabilidade exclusiva do departamento de RH e entre no dia a dia dos gestores e líderes. Realizar consultas, propostas e debates sobre salários, promoções, benefícios, treinamentos, carreira e recrutamento está cada vez mais acessível, gerando mais independência e agilidade para as tomadas de decisão.
Os colaboradores deixam de ir ao RH para tirar dúvidas e passam a ter mais autonomia e a fazer uso de portais corporativos e quiosques, onde as políticas, normas e procedimentos estão publicados, dando mais transparência na relação com todos os níveis das organizações. Ele pode atualizar seus dados cadastrais, conferir seu saldo de horas, consultar sua folha de pagamento, imprimir um comprovante de trabalho ou o informe de rendimentos, solicitar a alteração de um benefício, inscrever-se num treinamento, fazer sua auto-avaliação de desempenho, checar sua posição na carreira e o que precisa fazer para ascender novas posições, dentre outros. As interfaces estão cada vez mais intuitivas, facilitando o uso por pessoas sem muita intimidade com as interfaces da informática.
No âmbito do RH, a tecnologia possibilita que o departamento se torne cada vez mais produtivo e consiga gerenciar processos mais complexos do que há 30 anos. Rotinas operacionais, relatórios legais e integração com outros sistemas deixaram de serem as grandes preocupações da área, já que o desafio atual é gerar e analisar informações, permitindo a proposta de ações e o acompanhamento da implementação com rapidez e confiabilidade, além de ser um importante parceiro dos negócios para vencer os desafios de todos os setores da empresa.
Outra tendência importante que se pode verificar é o uso das redes sociais na gestão de pessoas, como blogs para obter opiniões e checar a satisfação dos colaboradores, perfis e redes de contato para buscar feedback sobre educação, desempenho e desenvolvimento, bem como levantar informações durante o recrutamento e seleção.
Como já diziam Norton e Kaplan, criadores do BSC (Balanced Scorecard), as empresas definem suas estratégias pensando no econômico-financeiro, nos clientes, nos processos e nas pessoas, mas são as pessoas que planejam o futuro, alavancam os projetos e viabilizam os negócios. Desse modo faz todo o sentido que a tecnologia seja aplicada para desenvolver as competências que a empresa necessita e seja um diferencial importante no desempenho organizacional.
Evandro Mees dos Santos (Gerente de Produto RH da Senior Sistemas, desenvolvedora de software para gestão empresarial do Brasil)
HSM

Vagas para RH

Assistente de RH

Principais atividades: divulgar vagas, triar currículos, realizar dinâmicas/entrevistas (individuais e coletivas), aplicação e correção de testes psicológicos, viabilizar treinamento de profissionais, controlar e manter
atualizado o período de experiência dos funcionários, realizar entrevistas de desligamento.
Experiência  com rotinas de recrutamento e seleção, aplicação e correção de testes, elaboração de laudos.
Eensino superior completo em psicologia (recém formados ou profissionais com experiência)
Benefícios: Auxílio Creche, Estacionamento, Restaurante na empresa, Vale-transporte
Regime de contratação: CLT (Efetivo)
Horário: Horizontal (seg a sex) de 8 às 17 horas
Interessados encaminhar o curriculo com pretensão salarial até o dia 5/11/2010 para o e-mail selecao_rh@rocketmail.com com o assunto: Assistente de RH. 

Analista RH:
- Psicologia completo
- Vivência em recrutamento
- Para empresa em Contagem
- Temporário 90 dias
- Salário: 1.500,00 + benefícios
  Interessados e somente dentro do perfil, favor enviarem currículo para o e-mail: esattorecruta@terra.com.br, informando no assunto o nome da vaga.

Estagiário Psicologia:
- Cursando à partir do 4º período
- Desejável: 06 meses de experiência em RH
- Horário: 06 horas diárias no período da manhã
- Para empresa em Contagem
- Bolsa: 600,00 + benefícios

Interessados e somente dentro do perfil, favor enviarem currículo para o e-mail:
esattorecruta@terra.com.br, informando no assunto o nome da vaga.